quarta-feira, 11 de setembro de 2013


 Para refletir... É sempre bom pensar à respeito ...

Como aprendiz, de que modo eu me comporto diante de uma inovação?
A prática me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso aprender?

Diante de um situação nova, na maioria das vezes, me sinto motivada. Gosto das inovações. Gosto de aprender coisas novas e também de resolver desafios. A própria prática diária na escola, com certeza é um desafio que sempre nos faz rever o que já aprendemos e buscar novos conhecimentos. Procuro conhecer as inovações quando chegam à escola e me inteirar para poder utilizar na qualificação da minha prática.  

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Para refletir...
 O que é ser professor ?
Ser professor hoje é diferente do que há algum tempo atrás. Diferente. Não pior ou melhor. É ser questionador, pesquisador, incentivador e mediador. O professor da atualidade deve ser alguém flexível e ao mesmo tempo representar um porto seguro em um mundo de incertezas, Precisa desenvolver uma maneira de incentivar os estudantes a gostar de aprender e aprender a aprender, construindo seu próprio ponto de vista, questionando e apaixonando-se pelo conhecimento. Além de torná-los competentes afetiva e socialmente. Ser professor, hoje e sempre, é acreditar e amar o ser humano.

 
Quem sou eu (professor) nesse contexto?
Eu, como professora sou alguém que acredita muito na educação e no poder que o professor tem de fazer a diferença na vida das pessoas. Cresci em um mundo diferente, de verdades prontas, inquestionáveis, onde se respeitava e aceitava o que os adultos falavam. Mas gosto deste “novo” mundo, desta sociedade do conhecimento, porque gosto do questionamento, do diálogo, da troca de ideias. Acredito que assim se constrói o conhecimento. Porém, somente é preciso cuidar para que nesta nova maneira de ensinar e aprender não se percam valores essenciais para uma vida saudável e feliz. (respeito, amizade, solidariedade, verdade)

 
Quem sou eu como professor e aprendiz?
Procuro me manter curiosa em relação ao conhecimento. Faço cursos, leio, pesquiso na internet e adoro a educação infantil pois as crianças tem uma curiosidade natural que precisamos incentivar.